quarta-feira, 23 de março de 2011

ERP's e o engessamento de processos

Um dos recursos gerenciadores mais utilizados pelas empresas é o Planejamento de Recursos Empresariais ou ERP. Como se trata da espinha dorsal de qualquer tipo empreendimento,este software é responsável pela administração,produtividade, logística, distribuição, contabilidade, finanças e recursos humanos de toda a empresa.Como há significativa diferença entre estes variados setores, a ERP foi criada justamente para possibilitar a integração entre estes segmentos.

Desta forma a ERP acelera o processamento de inúmeros dados essenciais para que a empresa faça decisões importantes no tempo certo. Portanto ela manterá a sua responsabilidade para com os clientes e fornecedores,otimizando ainda mais todas as suas atividades internas e externas. Por exemplo, a empresa SAP Brasil utiliza este software. No caso ele oferece um módulo específico para a gestão de planos de saúde e convênios, que apoiam processos orientados ao paciente dentro do próprio hospital.

No entanto a utilização deste tipo de sistema integrado necessita de criteriosa avaliação pela a empresa. Justamente para evitar o engessamento de processo, pois o software encontrará difulcudades  para ser adaptar as novas exigênciasdo mercado.

Se a modernização do software não for feito a tempo, a atualização da ERP poderá ficar ainda mais cara, gerando atrasos no gerenciamento dos diversos setores da empresa. Assim o seu crescimento empresarial retardará provocando, consequentemente, a perda de seu espaço no tão competitivo mundo dos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário